quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ToLoKiNhO

gostaram do novo modelo?

EU GOSTEI E VCS?

REGRA DO FUTEBOL DE BOTÃO

As regras e história do futebol de botão

futebol de mesaO futebol de botão, ou futebol de mesa, possui nacionalmente quatro grandes vertentes de regras: Baiana, Carioca, Paulista e Dadinho.

Pelas regras Baiana e Carioca, uma partida tem dois períodos de 25 minutos cada e mesas de 2,20m x 1,60m. A primeira, porém, usa como bola um disco achatado de poliuterano e só permite um toque por vez cada botão, ao passo que a segunda faz uso de bola esférica de feltro e libera três toques por jogador.

Já na versão Paulista a duração é de dois tempos de 10min, a mesa tem 1,87m x 1,21m e a bola é esférica. São permitidos 12 toques. A regra Dadinho é muito semelhante. Diferencia-se tão somente por se valer de um pequeno cubo de plástico no lugar da “redonda” e por autorizar oito toques por botão.

O futebol de mesa nasceu no início do século passado, quando o futebol ainda era um esporte de elite. Não se sabe exatamente em que cidade se deu a criação da modalidade. Aparentemente, veio à tona por geração espontânea em várias partes ao mesmo tempo. Usar botões de roupas para simular um jogo era a forma mais criativa e barata de as classes populares praticarem um esporte que vinha ganhando grande número de adeptos no País.

No início, os campos eram rabiscados no asfalto, mas os botões não deslizavam bem. Depois, passaram para a cerâmica, mais deslizante, e enfim chegaram às mesas de jantar, muito mais convenientes. Naquela época, os botões de casacos mais pesados viravam zagueiros, os menores viravam atacantes e os pequeninos botões de ceroulas eram transformados em bola. Os goleiros eram caixas de fósforos. Até serem industrializados na década de 70, os jogadores foram forjados com fichas de cassino, de ônibus e tampas de relógios, entre outras coisas.

O jogo se desenvolveu primeiro nas capitais costeiras do Brasil e provavelmente por meio de marinheiros chegou a países como Argentina, Uruguai e Espanha.

* As informações são do artigo “A História do Futebol de Mesa”, de Marcelo Coutinho e Santos, da Federação Botonista do Estado do Rio de Janeiro.

Receba mais notícias por e-mail

14 palpites

  1. Marcelo Laguna comentou:

    Post sensacional! Em uma matéria que fiz há anos para a Placar, através de pesquisas descobri que o futebol de mesa teria como seu “fundador” Geraldo Décourt, natural do Rio de Janeiro, que também organizou o primeiro livro de regras da modalidade

    5 de November de 2008 às 00:49
  2. Luiz Augusto Lima comentou:

    Poucas coisas são mais lúdicas do que o futebol de botão. Lembro-me de ter os times do São Paulo e do Guarani, que disputavam grandes clássicos no chão de lajota da casa dos meus avós.

    5 de November de 2008 às 16:01
  3. Chicao comentou:

    Eu também joguei um bocado de futebol de botão. Mas acho que infelizmente já sou parte da última geração que realmente teve contato com isso.

    5 de November de 2008 às 16:20
  4. Otavio Maia comentou:

    Futebol de Botão é o Winning Eleven de duas décadas atrás. Lembro-me que eu jogava centenas de botões no chão e cobrava falta com todos eles. Os que erravam eram eliminados e assim ia até eleger o artilheiro-mor, que virava queridinho do treinador em todos os duelos para qualquer finalização. Haja imaginação!

    5 de November de 2008 às 16:54
  5. Rodrigo Borges comentou:

    Eu tenho saudade de jogar botão. Pena que não tenho mais com quem jogar. E meus jogadores do Guarani de 1978, que já foram brilhantes, hoje estão todos no showbol de mesa.

    5 de November de 2008 às 19:42
  6. Alan comentou:

    Ainda guardo com carinho meu time de botão do Flu… rs… Adorava jogar… rs

    6 de November de 2008 às 01:14
  7. Marcelo Laguna comentou:

    Rodrigo, qualquer coisa a gente monta um campeonato rápido, com um certo ex-editor lá do Limão…mas pode deixar que eu apito o jogo dele! (rs)

    6 de November de 2008 às 10:09
  8. Otavio Maia comentou:

    Campeonatos de Botão são com o Zé Antonio, o maior promotor de eventos desta classe já visto. Meu Inter de PoA de Botão promete…

    6 de November de 2008 às 10:52
  9. Hotlinks : Blog do Bloc comentou:

    [...] – Qué Sabê?: Skate em cadeira de rodas; – Bola Quadrada: Yakubuuuu uuuuyyyy; – Esporte Fino: As regras e história do futebol de botão; – Futepoca: Quem para Luxemburgo, o Palmeiras ou a Globo? [...]

    8 de November de 2008 às 01:02
  10. wallisson comentou:

    eu tenho 13 anos e adoro jogar futebol de botoes mas nao sei todas as regras eu metirvido mesmo assim .

    2 de January de 2009 às 13:38
  11. gustavo comentou:

    eu sou botonista a muito tempo , jogo com meus amigos[2],com torcida e estadios feitos por nós !!!!

    1 de February de 2009 às 21:20
  12. CARLITO comentou:

    Meu filho de 6 anos adora futebol e voley e agora estou ensinando-o futebol de botão.
    Não me lembrava das regras mas estou buscando na NET e aprenderemos juntos novamente. É muito legal !

    20 de July de 2009 às 18:15
  13. fabio comentou:

    futebol de botão é o máximo,gosto de jogar futebol de botão

    24 de July de 2009 às 13:56
  14. RONALD MACDONALD comentou:

    adorava jogar botão com meu pai e irmão mais aqui no sul não se joga..acho que vou incrementar na minhas aulas de ed. fisica nas escolas em dia de chuva..

terça-feira, 22 de setembro de 2009

TOLOKINHO

ASSISTAM O VIDEO QUE MEU PAI FEZ SE CHAMA NASCIMENTO DO TOLOKINHO
ENTRE NESSE SITE E VEJAM

http://video.google.com/videoplay?docid=-808454114203850155#

HISTÓTIA DO ToLoKiNhO

TUDO COMEÇOU COM MEU PAI QUE É RECONHECIDO COMO DETETIVE ToLokO

ai ele fez neu blog e hoje eu sou o pequeno tolokinho sabio e inteligente

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ToLoKiNhO

EU ESTOU NO BLOG EM

ABRAÇOSS PARA TODOS

OLA GENTE EU ESTOU NO BLOG EM

FAMOSO TOLOKINHO

OLA EU NUNCA REVELEI MEU NOME TODOS ME CONHECE POR TOLOKINHO MAS HOJE EU VOU REVELAR

MEU NOME É GUILHERME MACHADO PELEGRINO EU TENHO 11 ANOS E ESTUDO NA ESCOLA CHAMADA ODETE FERNANDES P DA SILVA